Dados

Questões gerais
Previdência social
Negócio
Economia
Coleções
Vinculando Participação e Avanço Econômico
Localização
Pumarejo de Tera
Castilla y León
49626
Spain
Área de Influência
Bairro
Arquivos
PUMA: Solidarity Economy in Pumarejo, Spain (case study)
Links
https://monedasocialpuma.wordpress.com/
Data de início
Em andamento
Sim
Tempo limitado ou repetido?
Um único período de tempo definido
Finalidade/objetivo
Prestação de bens e serviços
Desenvolver as capacidades cívicas de indivíduos, comunidades e/ou organizações da sociedade civil
Abordagem
Ação independente
Construção da sociedade civil
Mobilização social
Aberto a todos ou limitado a alguns?
Aberto a todos
Tipos gerais de métodos
Desenvolvimento, organização e mobilização da Comunidade
Tipos gerais de ferramentas/técnicas
Gerenciar e/ou alocar dinheiro ou recursos
Métodos específicos, ferramentas e técnicas
Sistemas de negociação de troca local (LETS)
Legalidade
Sim
Cara a cara, online ou ambos
Ambos
Tipos de interação entre os participantes
Negociações
Pessoal
Não
Voluntários
Não
Evidência de impacto
Sim
Tipos de mudanças
Mudanças nas capacidades cívicas
Implementadores de mudança
Público leigo
Organizações de partes interessadas (Stakeholders)

CASO

Moeda Alternativa do Esquema de Negociação de Câmbio da Puma

27 de julho de 2020 Lucy J Parry, Participedia Team
18 de junho de 2020 Lucy J Parry, Participedia Team
4 de julho de 2019 Scott Fletcher Bowlsby
6 de março de 2019 Scott Fletcher Bowlsby
4 de março de 2019 Institute of Development Studies
2 de março de 2019 Jaskiran Gakhal, Participedia Team
1 de março de 2019 Institute of Development Studies
28 de novembro de 2018 Institute of Development Studies
Questões gerais
Previdência social
Negócio
Economia
Coleções
Vinculando Participação e Avanço Econômico
Localização
Pumarejo de Tera
Castilla y León
49626
Spain
Área de Influência
Bairro
Arquivos
PUMA: Solidarity Economy in Pumarejo, Spain (case study)
Links
https://monedasocialpuma.wordpress.com/
Data de início
Em andamento
Sim
Tempo limitado ou repetido?
Um único período de tempo definido
Finalidade/objetivo
Prestação de bens e serviços
Desenvolver as capacidades cívicas de indivíduos, comunidades e/ou organizações da sociedade civil
Abordagem
Ação independente
Construção da sociedade civil
Mobilização social
Aberto a todos ou limitado a alguns?
Aberto a todos
Tipos gerais de métodos
Desenvolvimento, organização e mobilização da Comunidade
Tipos gerais de ferramentas/técnicas
Gerenciar e/ou alocar dinheiro ou recursos
Métodos específicos, ferramentas e técnicas
Sistemas de negociação de troca local (LETS)
Legalidade
Sim
Cara a cara, online ou ambos
Ambos
Tipos de interação entre os participantes
Negociações
Pessoal
Não
Voluntários
Não
Evidência de impacto
Sim
Tipos de mudanças
Mudanças nas capacidades cívicas
Implementadores de mudança
Público leigo
Organizações de partes interessadas (Stakeholders)
Esta entrada foi originalmente adicionada em Inglês. Veja esta entrada em seu idioma original. clique para mais informações

Em Pumarejo, um bairro de Sevilha, na Espanha, os habitantes locais se reuniram para criar um esquema de intercâmbio local e o Puma, uma moeda local, para reduzir a vulnerabilidade e a exclusão econômica.

Problemas e Finalidade

Uma moeda alternativa, o Esquema de Negociação de Câmbio Local da Puma (LETS), foi implantado no bairro marginalizado de Pumarejo, em Sevilha, em 2012, para reduzir a vulnerabilidade e a exclusão resultantes da crise econômica de 2008. [1] O objetivo era construir uma alternativa ao economia dominante, usando uma estrutura organizacional plana baseada em compartilhamento e solidariedade, em vez de competição e acumulação individual. [2] O uso do Puma apoiaria um consumo mais localizado, a redistribuição de habilidades e competências e o desenvolvimento de microempresas. [3]

Histórico e Contexto

Pumarejo sofria de estigmatização como área perigosa devido à pobreza, falta de moradia e prostituição, e mais tarde foi exposto a gentrificação e especulação imobiliária, o que levou à expulsão de pessoas pobres do bairro. [4] A crise econômica de 2008 teve um efeito particular sobre os habitantes de Pumarejo, onde muitos moradores perderam empregos e enfrentaram exclusão social e econômica. [5]

O movimento para criar uma moeda alternativa foi iniciado por uma coalizão de ativistas de 'crescimento decrescente', ativistas da Associação de Vizinhos em Defesa do Palácio do Pumarejo (NADPP) e moradores locais. [6] Ativistas de descentralização viram isso como um trampolim para um sistema econômico alternativo, os ativistas do NADPP o consideraram uma maneira prática de apoiar a ação coletiva, e as famílias pobres o consideraram uma maneira de diversificar a renda e reduzir a vulnerabilidade e exclusão. [7]

Entidades organizadoras, de apoio e de financiamento

A moeda do puma foi criada por ativistas do movimento de crescimento e residentes locais, com a ajuda de outros promotores do LETS na Espanha. [8]

Recrutamento e Seleção de Participantes

Sabe como os participantes foram recrutados? Ajude-nos a completar esta seção

Métodos e Ferramentas

Os sistemas de negociação de câmbio local (LETS) são mercados alternativos que permitem a troca de bens e serviços usando uma moeda criada localmente. O LETS foi desenvolvido como uma maneira de permitir o comércio entre aqueles que não podem acessar ou participar de estruturas econômicas tradicionais. [9]

O que aconteceu: Processo, interação e participação

Começando com 20 participantes que adotaram o Puma (1Puma = 1Euro), pelo menos 800 pessoas agora estão usando a moeda. [10] O Puma foi desenvolvido através de uma oficina na qual os participantes adquiriram conhecimentos e habilidades básicas para iniciar a moeda; mapeamento e vinculação de necessidades locais e recursos disponíveis. [11] Inicialmente, uma estrutura organizacional horizontal foi criada com base em uma assembléia geral semanal, mas à medida que a moeda crescia em popularidade, uma estrutura descentralizada foi criada com um grupo diretor para tomar decisões organizacionais e de coordenação e vários trabalhos autônomos e auto-organizados. grupos para executar tarefas específicas com base em seus próprios destinos. [12] Os membros têm uma conta pessoal (disponível ao público) que mostra trocas de bens e serviços; cujo valor é negociado entre os membros. Os indivíduos estão em crédito ou débito para a comunidade, não para indivíduos, e o crédito é isento de juros para incentivar a negociação. [13]

Influência, resultados e efeitos

O dimensionamento inicial e rápido do uso da moeda criou problemas gerenciais e de coordenação; minando os elementos de confiança e solidariedade. [14] Em resposta, a Puma Social Currency Network lançou um período de 'hibernação', após o qual a filiação era restrita e novas regras internas foram introduzidas. [15] Com o tempo, tornou-se mais profissionalizado e mais orientado a projetos e objetivos - criando alguma tensão com sua estrutura inicial flexível e espontânea. Uma ênfase nos membros que participam das funções organizacionais e na transmissão dos valores centrais do Puma LETS levou a tornar-se um centro ativista mais fechado, reduzindo a diversidade e deixando de envolver as pessoas em suas vidas cotidianas. [16]

Análise e lições aprendidas

Um alto nível de exclusão pode ser observado dentro do movimento. Embora a organização alegasse ser "plana" ou estruturada horizontalmente, a maioria das tarefas recaiu sobre os membros originais com um alto envolvimento no comitê diretor, em vez daqueles que buscam geração de renda. [17]

Veja também

Sistemas de negociação de troca local (LETS)

Referências

[1] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Institute of Social Studies, 2014. https://www.academia.edu/10083428/Our_money_Our_place_Exploring_Puma_LETS_as_a_micro-political_tool_in_thecontext_of_economic_crisis_ .

[2] Prado, Nosso Dinheiro: Nosso Lugar .

[3] Sanchez, Israel. Economia Alternativa Comunitária. Pumarejo e moeda social . https://www.slideshare.net/israelkp/communitybased-alternative-economy-pumarejo-social-currency . Pense no espaço.

[4] Díaz Parra, Ibán. "Movimentos vecinais contra a gentrificação e transformações na política local de Sevilha. Os casos do El Pumarejo e San Bernardo [Movimentos de bairro contra a gentrificação e transformações na política local de Sevilha. Os casos de El Pumarejo e San Bernardo]." Scripta Nova, edição especial: X. Coloquio Internacional de Geocrítica (2008).

[5] Díaz-Parra, Ibán e J. Candón. “Agachamento, movimento 15-M e luta pela moradia no contexto da crise social espanhola.” Geografia Humana , vol. 8, n. 1, 2015, pp. 40–53.

[6] Rodríguez García, María Jesús e Cristina Mateos Mora. “Decrecimiento, Comunidades Locais e Recuperação de Solidariedade Vecinales. O Caso de La Moneda Social «Puma». ” Inovação e políticas urbanas na Espanha: experiências significativas nas grandes cidades , editorial Icaria, 2015.

[7] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

[8] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

[9] Dil Green, “LETS Marketplace from a Feature 'Phone”, Digital Anthropology (Digital Anthropology, 24 de abril de 2017), https://digital-anthropology.me/2017/04/24/lets-marketplace-from- a-feature-phone / # more-1431.

[10] Casa Grande del Pumarejo. "Sobre nós." Casa Grande Del Pumarejo , 2015, http://www.pumarejo.es/en/content/paginas/about-us .

[11] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

[12] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

[13] Community Exchange Systems Ltd. “O que é o CES?” Sistema de Intercâmbio Comunitário , https://www.community-exchange.org/home/what-is-the-ces/ . Acessado em 26 de fevereiro de 2019.

[14] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

[15] Red de Moneda Social Puma. "Hibernación 2013-2014." Red de Moneda Social Puma , 6 de abril de 2014, https://monedasocialpuma.wordpress.com/hibernacion-2013-2014/ .

[16] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

[17] Prado, Cristina Medina. Nosso dinheiro: nosso lugar - explorando 'o Puma deixa como uma ferramenta micropolítica no contexto da crise econômica'. Instituto de Estudos Sociais, 2014.

Links externos

Site oficial [Espanhol]: https://monedasocialpuma.wordpress.com/

Notas

Imagem principal: Puma Social Red de Moneda / Facebook, https://goo.gl/xaKoiA

A primeira submissão desta entrada da Participedia foi adaptada de um projeto de pesquisa do Instituto de Estudos de Desenvolvimento, 'Vinculando Participação e Avanço Econômico', licenciado e reproduzido sob Creative Commons (CC BY 3.0).

Fonte original: https://www.eldis.org/keyissues/mapping-participation-economic-advancement